Buscar
  • GERSON CONUS

Para que serve uma empresa?

Estamos acostumados a dizer que uma empresa serve para gerar lucro.

Deixando de lado qualquer viés ideológico, precisamos entender que a empresa precisa dar lucro. Senão ela não é sustentável, não paga seus funcionários, impostos etc.

Porém, é necessário levar em consideração outro viés: valor.

Uma empresa necessita gerar valor além do lucro. Este valor não se trata somente do valor de mercado, de dinheiro, mas de valor para a sociedade como um todo.

Alguns podem dizer que isso e demagogia, mas se trabalhamos em algum lugar em que esse valor não é percebido, em algum momento isso se traduzirá em problemas: turnover excessivo, burnout, e outras complicações inerentes de se trabalhar com seres humanos insatisfeitos.

Se uma empresa não consegue gerar valor em seus negócios as pessoas que trabalham nessa empresa estão “vendendo sua alma ao diabo”; trabalham nela porque têm contas para pagar.

Se um colaborador, aquele que atinge metas, consegue fazer mais, chega em casa e não consegue responder à pergunta “pra que serve o que eu fiz”, em algum momento ele dará conta de que pode existir um lugar melhor para trabalhar.

Todos nós precisamos ter uma boa Identidade profissional, ser útil, gerar valor. Porque se eu não gero valor, eu não tenho valor.

Todos que se propõe a criar e manter uma empresa precisam pensar em gerar esse valor, que seja percebido por seus colaboradores e clientes. O consumidor contemporâneo está muito atento a isso. Valor explícito de seus produtos, colaboradores satisfeitos cooperam para o sucesso de uma empresa e para a geração de lucro que a manterá saudável.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Convido a todos, a fazer uma reflexão sobre as mudanças ocorridas, que estão ocorrendo neste momento e as que ainda vão ocorrer, talvez ao final dessa leitura. Gostemos ou não – em momento algum nos p